Contabilidade Para Clinicas Médicas

Contabilidade Especializada Para Clinicas Médicas

O aumento de graduados em medicina e em áreas especializadas da saúde está em constante expansão anualmente. E o foco no empreendedorismo tem crescido com o mercado, cada vez mais profissionais têm buscado conhecimentos para saber como fazer a contabilidade para uma clínica médica, é muito importante estar preparado para escolher o melhor profissional e especialista quando chegar a hora, vale muito a pena dedicar um tempo exclusivo para avaliar as melhores opções existentes para fazer a contabilidade de uma clínica médica, e é exatamente isso que vamos falar neste artigo. Vamos lá!

Ter um planejamento detalhado é essencial para o sucesso dos negócios, principalmente na área da saúde. Seja você um terapeuta, médico, dentista, enfermeiro, ou profissional de outra área que engloba a medicina, é de extrema importância saber como contratar um escritório de contabilidade especializado para clínica médica.

Tipos de Sociedade

Vários detalhes são essenciais para que o projeto não seja frustrado, ou que traga muitas dores de cabeça, a necessidade da contratação de um escritório contábil especializado em contabilidade para clínicas médicas, é parte fundamental para o sucesso e profissionalismo do empreendimento.

Para abertura de uma clínica médica, ou consultório assim como qualquer outra empresa, existe muita burocracia envolvida, além de questões mais complexas por se tratar de uma área mais delicada e que demanda um nível maior de atenção. Um dos principais diferenciais da clínica médica para  as demais é o cuidado técnico exigido em uma proposta.

É importante avaliar como será feito a sociedade na abertura da clínica médica. É indiscutível a necessidade da consultoria do seu contador, para que ocorra o melhor planejamento de negócio possível, prevenindo qualquer tipo de imprevisto ou irregularidade fiscal, e garantindo segurança econômica para sócios e conforto ao entrar no empreendimento.

A formalização da sociedade entre médicos, é de importância também irrevogável sendo o mais indicado a Sociedade Simples, que consiste no pagamento de um valor reduzido de ISS trimestralmente em pagamentos fixos.

Uma das atribuições de um escritório de contabilidade especializada para clínicas médicas, é te instruir e direcionar para o melhor caminho na formalização e escolha do melhor tipo societário para a sua clínica médica, trazendo uma orientação exclusiva e assertiva.

Tributações

Existem dezenas de tributações diferentes para os mesmos profissionais em situações distintas, seja ela pessoa jurídica ou pessoa física. E no cenário atual a procura, principalmente em grandes hospitais, é pela contratação de profissionais da área da saúde que são registrados como pessoa jurídica.

Essa alta na procura ocorre porque, como pessoa jurídica os regimes tributários permitidos se enquadram no Simples Nacional, o Real Lucro ou ainda o Lucro Presumido. No Lucro Presumido, que é mais comum atualmente, a tributação fica em torno dos 14.5%, possibilitando uma certa facilidade dependendo do seu objetivo, sem contar no gasto poupado.

Para os profissionais que respondem como pessoa física, o percentual tributário pode chegar a quase 28,1%, demonstrando um dos motivos que profissionais têm optado por um registro como pessoa jurídica .

Mesmo deste modo, a clínica médica deverá pagar ao profissional da saúde pessoa física, 20% de INSS sobre o valor pago.

Com avaliações referente a futuras obrigações fiscais da clínica, mesmo que seja enquadrada como pequeno porte, qualquer empresa tem a obrigação e o dever de manter a escrituração contábil e fiscal da mesma, sem mencionar as necessidades legais e trabalhistas.

 Conceito e Importância da Contabilidade

A contabilidade, podemos definir como uma  ciência  social que estuda e pratica as funções de registro e de controles relacionadas aos atos  e fatos de Economia e Administração.   De forma mais específica, estamos falando do estudo  e controle  de patrimônios  das empresas. Isso é criado por  meio  dos  registros contábeis, dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados que são produzidos.

A contabilidade é uma peça indispensável para toda e qualquer empresa independente do seu tamanho, área segmentada de atuação e da sua forma de tributar.

E quando nós estamos falando de uma clínica médica, principalmente por cada detalhe específico que mencionamos, toda situação contábil da clínica deve ser  avaliada pela equipe de contadores especializados em contabilidade para clínicas médicas, de forma perfeccionista e minuciosa para se obter o melhor resultado.

Mas não é só isso, também existem outras diversas análises como base de enquadramento na conduta da tributação adequada. São vários conceitos que devem ser tratados por um escritório contábil especializado em clínicas médicas, que você deve considerar com cautela na hora de fazer a contratação para a empresa.

Os responsáveis da área contábil que você precisa contratar, são parte primordial do plano de negócios e estratégias que devem ser executadas, estes profissionais devem executar todas as simulações deste sentido para você, eles precisam ser especializados em contabilidade para clínicas médicas, sendo assim você não ficará confuso com tanto detalhe e burocracia específica que precisa ser trabalhada cuidadosamente, e outro ponto crucial que a contabilidade especializada pode lhe ajudar, é com o planejamento tributário sobre futuras contratações.

Esteja sempre atento para os serviços que a empresa de contabilidade tem a oferecer, e somente assim, você terá um empreendimento de sucesso na área da saúde, e evitará complicações.

 

Conclusão

A Contabilidade KM tem mais de 16 anos no mercado assessorando clientes  especialmente na área médica, buscando apresentar soluções baseadas em planejamento, de forma personalizada, atendendo sempre a legislação vigente para que o Cliente alcance sucesso no seu negócio.

Caso tenha mais alguma dúvida entre em contato com nossos contadores e consulte nossas condições.

Não esqueça de compartilhar e deixar um comentário do que você achou deste artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *