Contas A Pagar

Contas a Pagar Como Fazer Uma Boa Gestão

Contas a pagar toda empresa tem e não é nenhuma novidade para os empreendedores, o grande problema é a gestão financeira, você empreendedor já parou para pensar o quanto perde pagando juros e multa por atraso nos pagamentos?

Pois é, se for somar ao longo do ano esses juros e multas, verá o desfalque em suas finanças, um dinheiro que poderia ser aproveitado, mas está perdido.

Ter a consciência das contas a serem pagas, os valores de juros e multas e outros encargos pelo não pagamento das mesmas, é muito importante, saber controlar as contas a pagar fará toda diferença e além de manter a saúde de sua empresa em dia.

O que são contas a pagar?

São as obrigações financeiras que uma empresa tem com os seus fornecedores e funcionários, são os compromissos que a empresa assume para o funcionamento da empresa.

Entre elas estão:

Esses são alguns dos compromissos, mas dependendo da atividade exercida, existem outros que devem ter a mesma atenção.

Como faço para controlar minhas contas?

A princípio parece fácil, mas exige uma cuidado e atenção por parte do gestor ou responsável pela parte financeira da empresa. A organização do setor financeiro é o primeiro passo para que esse setor tão importante não venha trazer prejuízo para empresa.

O segundo passo é organizar suas contas por data de vencimento, uma dica é colocar em planilha Excel o nome das contas, as datas, os valores, assim você terá um controle de aumentos ou reduções nos valores, com esse controle você poderá analisar onde precisa de economizar, e se essa economia surgiu efeitos.

O terceiro passo é um estudo das datas de vencimento, tirando as datas de impostos, taxas e contribuições que são fixadas, muitas você pode pedir alteração, como fatura de internet, telefone, e negociação com fornecedores de matéria prima ou material para uso e consumo, e com isso você pode ter um respiro para os pagamentos.

Uma dica importante é separar o que é pessoal do que é da empresa, nunca misture as contas de sua casa e gastos particulares, com as contas da empresa. Pois você corre o risco de perder o controle de suas finanças, e para ter uma contabilidade eficiente de sua empresa, pessoa física e pessoa jurídica nunca se misturam.

Quero organizar minha gestão, como faço?

O principal passo para não se perder o controle das contas, é ter uma gestão financeira organizada, mas com a correria do dia a dia, tantos compromissos, essa parte tende a ficar uma pouco prejudicada, nem sempre temos tempo para alimentar planilhas, ou livro caixa, com a tecnologia temos hoje no mercado vários softwares de gestão financeira que auxiliam o setor financeiro de contas a pagar.

Essas plataformas reduzem o tempo gasto, minimizam os erros e você tem mais controle de suas finanças, elas ainda oferecem várias outras finalidades e você pode ainda reduzir custos mantendo toda a gestão de sua empresa em único lugar, e melhor, sendo um aplicativo vai com você para qualquer lugar.

Além de oferecerem uma gama de utilidades, ainda pode enviar a sua contabilidade toda a sua documentação Contábil e fiscal, você reduz gastos com impressão, e poupa tempo em separar documentos para enviar a contabilidade.

A contabilidade de uma empresa só é bem feita se a gestão financeira dessa empresa for bem feita também, as vezes é incomodo os setores de uma empresa contábil ficarem cobrando documentações, pedindo informações, mas é necessário, pois é através da saúde financeira da empresa é que se pode medir o seu crescimento, e também fazer planejamentos, investimentos e assim prospectar um crescimento a curto, médio e longo prazo.

Não faz a gestão financeira de sua empresa? Que tal repensar e investir um pouco do seu tempo nessa área tão importante.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *