Clínica Médica 1200×745

Como Abrir Uma Clínica Médica

Para se abrir uma empresa, o empreendedor tem que se ater a muitos detalhes e exigências por parte dos órgão fiscalizadores, para abrir uma clínica médica tem que observar as leis federais e as que regem o estado e o município onde a empresa vai estar localizada, nesse post, queremos trazer algumas dicas sobre esse mercado, e também algumas orientações sobre a abertura de empresas na área médica.

Uma clínica de saúde é uma empresa voltada a prestação de serviços de atividades relacionadas a saúde, que podem ser: odontologia, medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, exames etc., ou uma integração entre elas. As clinicas podem ser estabelecidas com internação, sem internação ou de apoio à diagnose e terapia.

As clínicas atuam nas mais diversas atividades. É um campo fértil para profissionais recentemente formados que, apesar de entenderem a saúde como provimento e atribuição do Estado, não querem passar toda sua carreira como servidores públicos ou funcionários de hospitais com perspectivas de crescimento reduzidas. Da mesma forma, os profissionais mais reconhecidos nas suas especialidades, conseguem melhores rendimentos quando trabalham como empreendedores nas suas próprias clínicas.

Uma clínica é um negócio como outro qualquer, requer procedimentos, gestão, organização financeira, divulgação etc. É uma empresa como outras, apenas a atividade fim é voltada a saúde, mas permanece com as mesmas necessidades de qualquer outra empresa.

A localização é fundamental para a prosperidade do negócio, deve se observar a população local, os fatores de acesso e locomoção, a visibilidade, a proximidade com os clientes, a segurança e a limpeza do local. O tamanho do imóvel deve variar segundo a especialidade e em muitos casos deve seguir um padrão.

A primeira providência é contratar um contador, ele vai te auxiliar nos processos e sanar dúvidas sobre a parte legal e jurídica do negócio, e te ajudar a tomar decisões sobre o regime tributário e consequentemente qual o regime sua empresa recolherá menos impostos.

O segmento de CLÍNICA E SAÚDE, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 8630-5/03 como atividade de consultas e tratamento médico prestadas a pacientes externos exercidas em consultórios, ambulatórios, postos de assistência médica, clínicas médicas, clínicas oftalmológicas e policlínicas, consultórios privados em hospitais, clínicas de empresas, centros geriátricos, bem como realizadas no domicílio do paciente, poderá optar pelo SIMPLES Nacional – Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006.

Com a mudança promovida pela LC 155/16 algumas atividades sujeitas ao anexo III e V poderão tributar suas receitas pelos dois anexos simultaneamente, pois agora leva em conta o fator “r”, ou seja a folha de pagamento pode ter grande influência na tributação da empresa. Procure um contador que ele te ajudará a escolher qual melhor regime de tributação para sua empresa.

Para legalizar a empresa, é necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas inscrições. As etapas do registro são:

 

Como estabelecimentos que cuidam da vida, as clínicas de saúde precisam se diferenciar por ter um tratamento humanista, de qualidade, que alivie as dificuldades que o cliente se encontra, melhorando sua percepção do tratamento.

O empreendimento deve buscar a melhor equipe técnica e de apoio, primando na seleção, retenção, desenvolvimento e avaliação dos profissionais que interagem diretamente com o público e caracterizam o serviço com sua postura.

É importante a aquisição de equipamentos e tecnologia médica de primeira qualidade, permitindo o acesso dos clientes ao que há de melhor no tratamento.

A estrutura física da clínica precisa primar por limpeza, facilidades de acesso e facilitar na criação de um ambiente propício para o tratamento dos clientes.

Os custos médicos podem facilmente se descontrolar. Desta forma, torna-se imprescindível para o bem estar do negócio um controle permanente sobre os custos e despesas do empreendimento, em uma atitude de todos em relação ao gasto controlado e inteligente dos recursos da clínica.

A interação constante com o mercado, buscando entender as expectativas e percepções dos clientes pode caracterizar uma clínica de sucesso. É imprescindível o conhecimento profundo do mercado e suas características mais intrínsecas, para um correto posicionamento estratégico.

Deixe sua mensagem para enviarmos uma proposta de formalização da sua clínica médica para você, conte com todo o profissionalismo e experiência da nossa equipe nesse processo.

Fonte: Partes do texto extraído de: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-clinica-de-saude,63097a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *