Vamos Falar De Gestão Administrativa

Vamos falar de gestão administrativa

 

É comum navegarmos na internet em busca de soluções para nossos problemas, e encontramos tantas opções, algumas nos parece bem tolas, outras nos compram e até achamos que encontramos a resposta. Mas temos que ter cuidado, nem sempre as informações passadas são de um especialista, ou vai ser a solução que tanto procuramos.

No mundo dos negócios, essa selva chamada empreendedorismo, onde sim temos que matar um leão por dia, encontramos muitas fórmulas mágicas, que a princípio achamos que encontramos a galinha dos ovos de ouro, mas com o tempo descobrimos que ela nem bota.

Estou falando aqui de gestão administrativa, isso mesmo, temos muitos livros e cursos on line, que ensinam como fazer a gestão de sua empresa, 7 passos de como administrar seu negócio, 5 meios de obter sucesso e assim por diante.

Não estou dizendo que não é uma boa ferramenta, mas para se ter um negócio de sucesso não devemos agir com irresponsabilidade, até para se fazer um simples bolo, tem que saber quais ingredientes e qual sequência seguir, se não vai dar errado, o que quero dizer é que não existe fórmula mágica.

Uma empresa é como um ser vivo, ela nasce (fruto de seu sonho), ela cresce (fruto de seu esforço), ela frutifica (fruto de seu investimento) e se você não cuidar ela pode morrer. Uma empresa precisa de cuidados, deve ser regada com conhecimento e treinamento, uma equipe mal treinada e sem expertise, leva a empresa a morte prematura.

Uma empresa precisa de dedicação e isso requer tempo, seu tempo!  Precisa de alimento, adubo, para frutificar, e não é só financeiro, é investimento em pessoal capacitado.

O que mais se vê é empresário colocando a administração e o setor financeiro, que são o coração da empresa, nas mãos de um funcionário, que na maioria das vezes não tem conhecimento técnico para exercer tal função, mas é de confiança, é amigo, é parente, já vi casos de empresas fecharem as portas por conta de entregar setores importantes à pessoas incapacitadas.

Quando se fala em negócios, não se pode ser imaturo, está em jogo seu dinheiro, seu tempo e seu sonho, e atualmente onde o mercado de negócios está onff line (estar online e off line ao mesmo tempo) e nessa rapidez de informações, uma reclamação on line, pode surtir efeitos off line, e vice versa, pois hoje esses dois meios tem cada vez mais se comunicado e influenciado na sobrevivência de muitas empresas.

Não se pode arriscar colocar o coração de sua empresa nas mãos de quem não é especialista, deixo aqui uma pergunta para você empresário, se tivesse que fazer check up, você colocaria seu coração nas mão de um ortopedista? Tenho certeza que sua resposta seria não, pois mesmo sendo o ortopedista um médico, não é a especialidade dele, então por que deixar setores de sua empresa tão importantes na direção de quem não é capacitado para exercer a função?

Pois bem, empreender é assumir riscos, mas cuidado, os riscos são de mercado, financeiros, de concorrência e não por uma administração irresponsável. Te convido hoje empresário a pensar, onde você tem colocado o coração de sua empresa, está com pessoal capacitado?

Repense sobre isso, pois todo negócio é investimento para se ter retorno, e o que tem acontecido é que a má gestão administrativa tem tirado esse retorno de você, e infelizmente a culpa não vai ser de seu funcionário, e sim sua, as escolhas são suas. Analise os setores primordiais de sua empresa, e lembre-se o setores de vendas traz receita, mas o financeiro e fiscal tira receitas quando se tem pessoal incapacitado neles.

E você está capacitado para administrar seu negócio?  Você já se fez essa pergunta? As vezes temos que nos demitir para que os outros comandem, pois sabemos como fazer, mas não sabemos como comandar.

Não adianta saber fazer o bolo, mas não saber a quantidade de ingredientes para fazer o bolo, como sua equipe vai fazer para fabricar? Muitas vezes como empresário temos que buscar nos capacitar também, afinal como diz o ditado o olho do dono é que faz o gado engordar.

Em tempos onde a crise tem fechado portas, é de extrema importância que se invista em capacitação profissional, e em profissionais capacitados. Te convido hoje empresário a repensar sobre como tem sido a sua gestão administrativa, em qual fase está sua empresa, ela já nasceu, e agora como está o crescimento? você já está colhendo os frutos? será que ela está à beira da falência? Ou lutando para sobreviver, precisando de adubo.

Pense, repense, análise, e se necessário mude os rumos, mude o modo de gerir sua empresa, é seu sonho, não deixe ele morrer por falta de cuidados, seja o gestor administrador que você um dia sonhou para seu negócio. E conte conosco para te ajudar a adubar essa terra, para que você colha os frutos chamado sucesso.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *